quinta-feira, 24 de maio de 2012

Migrate linux user password to postfix vmail database (Migrar senha shadow para banco PostgreSQL):



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como ajustar o Timezone BR [Linux]

Após ajustar via ntpdate o horário da minha maquina, percebi que ela permanecia com o horário de inverno, logo decidi pesquisar para saber como poderia corrigir tal problema.
A primeira solução e mais fácil é apenas atualizar o pacote ntp via apt-get, dessa forma o rpm trará o timezone já configurado para o novo horário.


Da segunda maneira, é do tipo "mão na massa", pois é necessário criar o arquivo de timezone compativel com o novo horário. Para isso verifique se o arquivo /etc/localtime não é um symlink para algum outro arquivo dentro de/usr/share/zoneinfo/Brazil/ pois no momento do boot, isso poderá calsar alguns problemas (e.g. o /usr ainda não foi montado).


Após isso, entre no diretório /usr/share/zoneinfo/Brazil e verifique se existem arquivos com a extensão .zic (arquivos de conversão de horário) se existir você poderá altera-los, caso contrário, crie um arquivo com um nome qualquer (nesse exemplo, hv2003.zic) com o seguinte conteúdo:

Rule Brazil 2003 max - Oct Sun>=11 00:00 1 D
Rule Brazil 2004 max - Feb Sun>=14 00:00 0 S
Zone Brazil/East -3:00 Brazil E%sT

As duas linhas iniciais, referem-se ao inicio e término do horário de verão. As colunas mais importantes, são a 3, 6, 7, 8 e 9 onde respectivamente são o ano, mes, dia e hora que a regra será aplicada, e a 9 informa como que ficará o novo horário. Já a ultima linha informa qual arquivo que será criado pelo utilitario zic e qual o timezone da regiao. No exemplo acima, o arquivo criado será o East (dentro do Brazil) e o timezone é -3:00. Para maiores informacoes, vide man zic.


Após criado esse arquivo, basta recriar o arquivo East com o comando:
# zic hv2003.zic


Em seguida, copie o arquivo East para /etc/localtime (não crie symlinks) e pronto, masta atualizar o horário novamente com o comando:
# ntpdate ntp.ansp.br